terça-feira, 26 de outubro de 2010

8 motivos para apostar nos livros

Os 10 livros mais lidos pelos adolescentes
1 - AUMENTA A BAGAGEM
Quando o assunto é conhecimento, menos não é mais. Quem sabe sabe.

 

2 - FAZ A GENTE VIAJAR
Ler solta a imaginação e estimula a criatividade. Gente criativa tem boas ideias e...

3 - TURBINA A CACHOLA
Quem tem boas ideias cresce, aparece e vai longe na vida.

4 - AUMENTA O VOCABULÁRIO
Conhecer novas palavras abre a cabeça. Em cabeça aberta cabe o mundo e muito mais.

5 - PROVOCA
Livros fazem vibrar, torcer, gargalhar, emocionar e até chorar — mas disfarça!

6 - SACODE SUA VIDA
Ler sempre tira a gente da mesmice. Quem fica parado é poste, Zé Mané!

7 - DEIXA VOCÊ MAIS LIGADO
Livros ajudam a entender o mundo e deixam você mais esperto.

8 - FACILITA A ESCRITA
Leia bastante, que escrever será moleza — desde redações até SMS’s de paquera.

Como as palavras vão parar no dicionário?

As palavras "blogar", "tuitar" e "nerd" estão cheias de prosa. Depois de andarem na boca do povo, em livros e em jornais, foram parar no dicionário, aquele livrão que explica o significado das palavras.
É que o dicionário quer sempre se manter atualizado, como um espelho de nossa fala e escrita. "Ele registra verbetes que representam as necessidades linguísticas da comunidade que os criou, em um momento retratado. É como se 'congelasse' as palavras", diz Marcelo Módolo, professor de filologia e língua portuguesa da USP (Universidade de São Paulo).
Mas a língua é "viva" e muda o tempo todo. "Por isso, quando acabamos a edição de um dicionário, já retomamos o trabalho para a próxima", conta Valéria Zelik, editora do dicionário Aurélio.
Por exemplo, o Aurélio incluiu palavras como "bullying", "pet shop", "balada", "chocólatra", "bandeide", "chef" e "tuitar". Já o dicionário Houaiss registrou as palavras "botox" e "motobói"; "nerd" e "geek" também entrarão logo. 
O passarinho azul, símbolo do twitter

Nerd

Como é feito
Dá um trabalhão fazer um dicionário. Para escolher que palavras entram, é feita uma pesquisa em textos escritos e na linguagem falada. Cada palavra precisa aparecer um mínimo de vezes.
Depois de selecionar os termos e organizá-los por ordem alfabética, eles viram um verbete (pequeno texto do dicionário). Mário Villar, coautor do Houaiss, conta que levou 15 anos preparando a primeira edição, com participação de 200 pessoas (editores, revisores, lexicógrafos).
Não sabe o que significa "lexicógrafo"? Vá correndo olhar no dicionário!
Cartão vermelho
Se uma palavra sai de uso por muito tempo, pode ser excluída do dicionário. Mas "disquete" e "videocassete" continuam nele, mesmo representando objetos que ficaram velhos. Isso porque muita gente ainda tem esses aparelhos, que são citados em vários materiais escritos.
"As exclusões, em geral, são de termos técnicos que se alteram", diz Valéria Zelik. Um exemplo é "sistema digestivo", que saiu de alguns dicionários quando passou a se chamar "sistema digestório". E o professor Marcelo Módolo completa, sobre as inclusões: "A informática é um bom exemplo. Há alguns anos, ninguém ouvia o verbo deletar, no sentido de apagar. Ele foi incorporado ao português pela informática, vindo do inglês."
Outro exemplo de palavra que saiu de uso é "psichê"; ela representava um móvel (espécie de penteadeira) que não se usa mais. Por isso, foi excluída de alguns dicionários. E "bombeiro", por exemplo, era um "indivíduo que fabrica bombas"!

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Eu indico


Crepúsculo (Twilight, em inglês) é um livro sobre vampiros da autoria de Stephenie Meyer. Publicado originalmente em capa dura, em 2005, este livro é a gênese da saga Twilight; onde Bella Swan é apresentada ao leitor como uma estudante que se muda de Phoenix, Arizona, para Forks, Washington colocando sua vida e de sua família em risco ao apaixonar-se pelo vampiro Edward Cullen. O livro ficou no primeiro lugar na lista de Best Sellers do "The New York Times", o romance ganhou diversos prêmios como o "Top 10 livros para Jovens" e foi escolhido pela Amazon.com como o livro da década. Um fato curioso sobre o livro é sua capa, que mostra uma maçã; a autora declarou que a própria  representa o fruto proibido do livro de Gênesis. Ela simboliza o amor de Bella e Edward, o que é proibido, semelhante ao fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal, como está implícito pela citação de Gênesis 3:3 no início do livro. Representa também o conhecimento de Bella daquilo que o bem e o mal são, bem como a escolha que ela tem do "fruto proibido", Edward, escolhendo ou não vê-lo. 


Capa do livro

Twilight ganhou uma versão cinematográfica, que estreou em 21 de Novembro de 2008 nos EUA, no dia 4 de Dezembro de 2009, do mesmo ano, em Portugal e, dias mais tarde, 19 de Dezembro, no Brasil. Crepúsculo já bateu o recorde de espectadores para um filme do gênero. O elenco conta com Kristen Stewart como Isabella Swan, Robert Pattinson como Edward Cullen e Taylor Lautner como Jacob Black.

Robert Pattinson e Kristen Stewart